Têm como seu principal objetivo unificar as informações pessoais e profissionais de quem atua na área da investigação particular em todo o território nacional e dentro da legislação estabelecida para a profissão ver LEGISLAÇÃO FEDERAL.

Ao aprovar a Lei nº 13.432, o Estado corre o risco de legalizar e oficializar as atividades criminosas praticadas por pessoas que não fazem parte da categoria, mas que, por não existir uma regulamentação, controle e fiscalização por parte do Estado, usam esta brecha para praticar crimes contra o cidadão, que busca nos serviços do detetive particular, a resposta para os seus problemas pessoais ou empresariais.

A classe dos verdadeiros detetives particulares do Brasil há muitos anos vem sofrendo a discriminação e repulsa do cidadão/contratante, que se torna presa fácil nas mãos destes criminosos disfarçados de detetives particulares, e que não sabe identificar o profissional sério do golpista que se apresenta como profissional.

O verdadeiro profissional que trabalha com seriedade observando as leis, sente no seu dia a dia os prejuízos causados por esses criminosos, mas que nada podem fazer.

Pois a obrigação da identificação, fiscalização e permissão do exercício da profissão, deve ser do Estado.

Por esta razão na Associação dos Detetives do Brasil o cidadão a procura de um profissional na área da investigação particular poderá verificar a identificação completa do profissional que esta preste a contratar, seja pessoalmente ou pela internet, e também para facilitar a troca de informações solicitadas pelas autoridades civis e militares dos profissionais aqui cadastrados.

Registro e legalidade:
Fundada em 09 de fevereiro de 2011, na forma da Lei que rege as associações a Lei federal n° 10.406 de 10/01/2002 – (Novo Código Civil), com registro no órgão da Receita Federal sobre o número, CNPJ:13.329.080/0001-75 , com sede a Rua Isaac bertoncine, nº 278, Centro – Lauro Müller SC – CEP: 88880-000.

Princípios:
Ela sempre respeitará o seguinte princípio com os profissionais aqui cadastrados, que o direito de se associar é livre não obrigatório, podendo cada adepto ingressar ou sair da associação, a qualquer tempo que lhe convier sem sofrer qualquer cobrança ou restrições de seu direito de profissional autônomo.

Missão:
Prestar um serviço de qualidade oferecendo mais segurança e tranquilidade para as pessoas que precisam de um profissional na área da investigação particular ao mesmo tempo oferecendo a oportunidade para o desenvolvimento profissional para os nossos associados.

Valores:
01. Respeito, Integridade, Honestidade, Credibilidade, Ética e Empenho para com os clientes e associados;
02. Contribuir para o desenvolvimento profissional;
03. Capacidade para aceitar grandes desafios e conduzi-los até ao final;
04. Compromisso com a qualidade dos serviços prestados;
05. Compromisso com a satisfação dos clientes e dos profissionais;
06. Compromisso com a legislação brasileira;
07. Responsabilidade social;
08. Sigilo e transparência total das informações.